Diretora da CIPÓ integra Grupo de Trabalho em Relações Exteriores do Gabinete de Transição

Compartilhar:

A Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Abdenur, passou a integrar o Grupo de Trabalho em Relações Exteriores do Gabinete de Transição federal. Os grupos (GTs) estão encarregados de coletar dados, elaborar diagnósticos e sugerir medidas emergenciais para os primeiros 100 dias de governo da próxima gestão, a partir da posse do Presidente-eleito Lula, em 1 de janeiro de 2023.

O GT de Relações Exteriores tem discutido temas como a situação administrativa do ministério, a dívida do Brasil com organizações internacionais, o orçamento do órgão, o quadro normativo e a situação de pessoal, incluindo o problema de sub-representação de mulheres e pessoas negras na diplomacia brasileira em seus diferentes níveis de comando.

Os integrantes também vem identificando temas relevantes para a elaboração do diagnóstico da política externa e fazendo sugestões para ações imediatas do novo governo, sinalizando a reorientação anunciada no programa de governo e nos discursos do presidente eleito no dia da vitória e na COP27, no Egito. São exemplos a retomada da integração regional, a reaproximação com o continente africano, a ênfase na agenda climática e o diálogo com a sociedade civil, entre outros.

Além de Abdenur, integram o GT de Relações Exteriores: Alessandra Nilo, Aloysio Nunes Ferreira, Ana Lobato, Audo Faleiro, Celso Amorim, Cristovam Buarque, Fátima Mello, Karine de Souza Silva, Maria Elisa Teófilo de Luna, Maria Regina Soares de Lima, Mônica Valente, Pedro Abramovay, Pedro da Silva Barros, Romênio Pereira, Saulo Kalunga, Silvia Portela e Silvio Albuquerque.

Gabinete de Transição Governamental, instituído pela Portaria nº 01, publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de novembro de 2022, tem como o objetivo de reunir informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõe a Administração Pública Federal e preparar os atos de iniciativa do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de janeiro de 2023.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, é o coordenador do Gabinete de Transição.

Compartilhar:

Sigam-nos nas Redes Sociais

Novidades

Outras Publicações