UOL: CIPÓ comenta a participação do Presidente eleito Lula na COP27

Compartilhar:

No dia 05 de novembro de 2022, foi ao ar a entrevista com a Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, para o ECOA Uol.

Na matéria, Abdenur discorre sobre o surgimento da COP, a importância do evento para o meio ambiente do Brasil e do mundo, destacando que é nas COPs que se pode conhecer os planos de descarbonização de países participantes, apesar do não comprometimento de alguns com as metas climáticas definidas na Conferência.

Para países cujas lideranças estão comprometidas, elas são essenciais para negociar mais especificamente os objetivos comuns e trocar ideias sobre como esses objetivos podem ser alcançados.

Adriana Abdenur

Outros grandes acordos fechados nas últimas COPs são lembrados, como o Acordo de Paris, já que as COPs buscam fortalecer as implementações já negociadas anteriormente.

Sobre o possível protagonismo do Brasil COP27, já que a COP25 foi transferida do Brasil para a Espanha devido a restrições orçamentárias do governo Bolsonaro, Abdenur cita a expectativa internacional com a presença do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva, convidado pelo próprio presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi.

Existe uma grande expectativa por parte de outros países, tanto países em desenvolvimento, quanto países ricos, de que ele irá recolocar o Brasil como o ator propositivo no cenário internacional, inclusive nas discussões sobre clima.

Adriana Abdenur

Compartilhar:

Sigam-nos nas Redes Sociais

Novidades

Outras Publicações